Bem Vindo ao site  RADIO DX

                                                                    

WWW.RADIODX.COM.BR

MELHOR VISUALIZAÇÃO EM 800X600

[Home] [Direcionais] [Plano Terra] [Portateis]

Desde 10/10/2007

online

Home
Direcionais
Plano Terra
Portateis

www.ondasmedias.com.br

PY2MG- GOMES

http://www.py2mg.qsl.br/

VÁRIOS KITS, MONTAGENS, SUPER INTERESSANTE


Data Manager PY5GW

salabra

 

PU2YYP-L 146.580 Subtom 74.4 -SIMPLEX MAIRIPORÃ- SP

PU2YYP-R 146.470 Subtom 88.5- SIMPLEX MAIRIPORÃ- SP

Dúvidas, escreva para:

adcas@br.inter.net

A/C EDUARDO

www.qrz.com

Desenvolvimento e  manutenção  PU2YYP / PX2Y-5876

Eduardo L. Castaldelli

 

Atualizado em:-

06- 12- 2012

 

 

                             Nossas Antenas Direcionais "YAGI",  são desenvolvidas para um melhor rendimento, possibilitando longo alcance com o uso de pouca potência. O material utilizado é da melhor qualidade, sendo utilizado alumínio de 3/8" para os elementos e "boon" retangular de 2,5 cm x 3.5 cm. As extremidades são vedadas com borracha própria impedindo a entrada de água das chuvas, impedindo também qualquer alteração no roe. Produzimos à pronta entrega direcionais de 4 elementos. Para antenas de 5 ~14 elementos somente sob encomenda. Para  a linha de rádio portátil, temos a antena flexível de 1/4 de onda em aço harmônico revestido e a famosa antena "J" de bolso, fabricada com fita de 300 ohms pronta para uso.

 

Para fazer seu pedido ou esclarecer qualquer dúvida, entre em contato

 click aqui   

 

 

Como Calcular Antenas

Aqui está a fórmula para calcular antenas, aqui será descrita a fórmula para antena de 4 elementos, mas esta fórmula funciona para antenas direcionais de até 15 elementos e com gama match, os resultados variam de acordo com a freqüência de saída do transmissor.

Para calcular qualquer antena, o primeiro passo é saber qual é o comprimento da onda, isto é conseguido dividindo 300 pela freqüência de operação, e antes que me perguntem, o 300 vem da velocidade de deslocação da rádio freqüência ao ar livre que é 300.000 km/s.

A velocidade da luz no vácuo é a mesma da rádio freqüência ao ar livre, e são exatos 299.792 quilômetros por segundo, de acordo com a moderna física teórica, toda radiação eletromagnética, incluindo a luz visível, se propaga (ou se move) no vácuo a uma velocidade constante, chamada de velocidade da luz, que é uma constante da física, é a mesma a velocidade de propagação da atração gravitacional, na teoria geral da relatividade, e foi adaptado para 300.000 Km/s a velocidade para facilitar os cálculos.

Como vamos trabalhar com freqüência em MHz devemos "cortar" 3 zeros, e deixar a base apenas de 300.

O símbolo representa o comprimento da onda, então temos:

= 300 / F.

C representa o elemento irradiante.

O comprimento do elemento irradiante é obtido dividindo 142.5 pela freqüência em MHz, então temos:

C = 142,5 / F (em MHz).

142,5 é o fator de uma constante fixa de rádio freqüência e F é a freqüência de operação.

O tamanho do refletor é obtido através de: 0,49 x

O tamanho do primeiro primeiro diretor é obtido a partir do irradiante através de: 0,43 x

O segundo diretor é obtido a partir de: 0,40 x

Espaçamento entre os elementos:

Espaçamento entre o refletor e irradiante: 0,25 x

Espaçamento entre o irradiante e o primeiro diretor: 0,15 x
Espaçamento entre o irradiante e o segundo diretor: 0,15 x

Gama Match:

Ponto A: 0,01 x
Ponto B: 0,06 x

Apesar das formulas fornecerem uma indicação precisa dos tamanhos e e dos espaçamentos entre os elementos de uma antena, existe sempre a diferença entre a teoria e a prática, e em se tratando de rádio freqüência (RF), essa diferença é bastante significativa.

A recomendação é que antes de montar definitivamente qualquer antena os elementos da antena e o Gama Match sejam dotados de algum mecanismo que permita a variação tanto do tamanho como dos espaçamentos entre si.

O auxilio de um medidor de intensidade de campo e de um medidor de ROE são indispensáveis para obter o melhor ajuste neste tipo de antena, principalmente quando o transmissor tiver uma potencia acima de 1 watt.

 

ANTENA TUANARE

MODELOS FABRICADO

ANTENA TUANARE

 

Antena Multi-Banda Móvel p/ HF- TUANARE

click na foto para ampliar

 

Direcional UHF

click no foto para ampliar

 

Antena móvel para HF

TUANARE

click na foto para ampliar

MODELO FABRICADO

MODELOS FABRICADOS

MODELO FABRICADO

 

Antena Plano Terra p/ UHF e VHF

click na foto para ampliar

 

Antena Direcional Cruzada VHF

click na foto para ampliar

Antena Direcional VHF

click na foto para ampliar

          

Tabela comparativa de ganho de antenas em Dbd.

 

Dbd= ganho de uma antena em relação a uma Dipolo

Dbi= ganho de uma antena em relação ao isotrópico

 


Ganho de Antenas

Dbd

Plano Terra

- 2,1

Dipolo

= 0,0

Vertical com 5/8

+ 1,2

Yagi 2 elementos

+ 5,0

Yagi 3 elementos

+ 8.0

Yagi 4 elementos

+ 10,0

Yagi 5 elementos

+ 12,0

Quadra 2 elementos

+ 7,0

Quadra 3 elementos

+ 10,0

Quadra 4 elementos

+ 12,0

 

Investir em antena é muito melhor e mais barato do que em potência pois será necessário quadruplicar a potência para aumentar um ponto no sinal.

Supondo que com 1 Watt você atinja S 3 serão necessários 4 watts para que você atinja S 4,veja tabela comparativa abaixo.

 

Potência

Sinal

1 W

S 3

4 W

S 4

16W

S 5

64 W

S 6

250 W

S 7

1000 W

S 8

 

O melhor amplificador de potência é um bom sistema irradiante.
Medidas para confecção de antenas dipolo.

 

Freqüência (Metros)

Vertical

Meia Onda

1,8 ( 160 )

39,58

79,17

3,5 ( 80)

20,36

40,71

7,1 ( 40 )

9,90

19,79

10,15 ( 30 )

7,02

14,04

14,2 ( 20 )

5,2

10, 04

18 (17 )

3,96

7,92

21,25 ( 14)

3,35

6,71

24,89 ( 12 )

2,86

5,73

28 ( 10 )

2,54

5,09

28,5 ( 10 )

2,50

5,00

 

Para antenas Dipolo instaladas em "V" invertido deve-se acrescentar mais 5 % do tamanho das antenas de meia onda, a proximidade de prédios, árvores e outros grandes obstáculos levará a Relação de Ondas Estacionarias ( ROE) a se alterar.

 

 

Diagramas de Radiação

Uma antena Yagi-Uda ou simplesmente antena Yagi é aquela que possui um elemento ativo em que é feita a alimentação e dois ou mais elementos parasitas que funcionam como diretor ou refletor. Acorrente excitada no elemento diretor ou refletor são re-irradiadas resultando em uma superposição do campo elétrico no elemento ativo provocando um aumento de ganho. Antenas Yagi com seus diagramas de irradiação são mostradas nas figuras abaixo.

O diagrama de irradiação depende do espaçamento entre os elementos diretor, refletor e elemento ativo.O cálculo de antena Yagi é muito complicado de fazê-lo de maneira analítica. Na prática usa-se a tabela 1, onde juntamente com figura 1 podemos  calcular os espaçamentos e as dimensões dos elementos da antena. Na tabela N é o número de elementos, L o tamanho do diretor, LR o tamanho do refletor, L o tamanho do elemento ativo e LD o tamanho do diretor.

Antena Yagi , onde: LD são o elementos diretores e LR é o elemento refletor.

A figura abaixo nos fornece o diagrama de uma antena Yagi de 6 elementos no plano H e plano E.

 


COPYRIGHT © 2007 RADIO DX ( TODOS OS DIREITOS RESERVADOS )